One World Daily Brief
SEE OTHER BRANDS

Bringing you the latest news on global issues

Atlas Renewable Energy garante US$475 milhões para projeto solar que levará energia limpa ao setor de mineração

Atlas Renewable Energy Logo

Atlas Renewable Energy

Projeto renovável na região de Atacama transforma o Chile

Projeto renovável na região de Atacama transforma o Chile

Atlas trabalhou com líderes financeiros: BBVA, BCI, CACIB, Natixis CIB, SMBC e Société Générale para fechar o acordo.

MIAMI, FL, UNITED STATES, October 20, 2025 /EINPresswire.com/ -- A Atlas Renewable Energy (“Atlas”), líder internacional em soluções de energia renovável e armazenamento de energia em bateria, concluiu com sucesso um financiamento de 475 milhões de dólares para o projeto Copiapó Solar, um sistema híbrido de energia solar fotovoltaica e armazenamento de energia em bateria (BESS). Localizada na região do Atacama, no Chile, a Copiapó Solar fornecerá 450 GWh de energia limpa por ano ao CAP Group, o principal conglomerado de mineração e siderurgia do país, por meio de contratos de compra e venda de energia de 15 anos com suas subsidiárias Compañía Minera del Pacífico (CMP) e Aguas CAP. Por meio delas, suas operações nas regiões de Coquimbo e Atacama serão abastecidas inteiramente com energia limpa.

A Atlas trabalhou com instituições financeiras nacionais e internacionais de prestígio, como BBVA, Banco de Crédito e Inversiones (BCI), Crédit Agricole Corporate and Investment Bank (CACIB), Natixis CIB, SMBC e Société Générale, para garantir o financiamento, que foi estruturado com termos altamente competitivos.

“Na SMBC, é motivo de orgulho trabalhar com a Atlas Renewable Energy neste processo tão importante”, disse David González, diretor geral e chefe do grupo de projetos e financiamento estruturado para a América Latina da SMBC. “Este acordo reflete nosso compromisso de longo prazo com a transição energética da América Latina e com o desenvolvimento de infraestrutura sustentável que impulsiona o crescimento, a competitividade e os benefícios ambientais para a nossa região.”

“Estamos honrados com a confiança que a Atlas depositou mais uma vez na CACIB para atuar como sua coordenadora global neste grande projeto de energia fotovoltaica e BESS que fornecerá energia limpa para o setor de mineração do Chile”, acrescentou Mathieu Rousson, Chefe do Grupo de Energia e Infraestrutura da América Latina CACIB.

A Copiapó Solar será um sistema híbrido composto por uma usina solar fotovoltaica com capacidade instalada de 357 MWp e um BESS de 320 MW por 4 horas, equivalente a cerca de quatro horas de geração de energia. Com previsão de gerar cerca de 750 GWh por ano, este projeto representa um marco na transição energética do país.

Inovação e flexibilidade para o futuro

A Atlas estruturou o pacote de financiamento pensando em maximizar a flexibilidade e a escalabilidade do projeto, incluindo mecanismos que permitem a contração de capacidade adicional no futuro. A empresa utilizará estrategicamente a Acierta, sua unidade de negócios de fornecimento de curto prazo para clientes independentes, para comercializar parte da energia gerada e reforçar a diversificação comercial da Atlas.
A Copiapó Solar se tornará um modelo replicável para indústrias de uso intensivo de energia, graças à sua integração de energia solar e armazenamento, permitindo o fornecimento de energia limpa e confiável 24 horas por dia, 7 dias por semana. A abordagem inovadora da Atlas, associada à atratividade do Chile como polo de investimentos em energias renováveis, garantiu a confiança internacional, com a participação de bancos da França, do Japão, da Espanha e do Chile no financiamento.

“O financiamento do projeto Copiapó representa um novo marco em um ano recorde para a Atlas no Chile”, disse Alfredo Solar, gerente regional da Atlas Renewable Energy para o Chile e o Cone Sul. Com este acordo, fechamos mais de 1,2 bilhão em financiamento de projetos nos últimos 13 meses, reforçando a nossa capacidade de desenvolver projetos complexos e altamente financiáveis. A Copiapó Solar não apenas abastecerá a indústria de mineração do Chile com energia renovável confiável, mas também se tornará uma referência para o futuro do setor energético do país, consolidando a Atlas como uma aliada estratégica para grandes indústrias.”

O financiamento da Copiapó Solar é o mais recente de um ano de conquistas significativas para a Atlas. A empresa garantiu o maior financiamento da sua história – 510 milhões de dólares – para o projeto híbrido Estepa e assinou um acordo de compra e venda de energia com a Colbún para um BESS inovador, capaz de fornecer até 335 GWh por ano. A Atlas também inaugurou o BESS del Desierto, o primeiro BESS autônomo de grande escala no Chile e região, com capacidade instalada de 200 MW e capacidade de armazenamento de 800 MWh.

Em reconhecimento a essas conquistas, a LatinFinance concedeu à Atlas três prêmios de grande prestígio: Patrocinador de Projeto do Ano, Financiamento de Armazenamento de Energia do Ano pelo financiamento de 510 milhões de dólares do projeto Estepa I e II no Chile, e Financiamento de Energia Renovável do Ano (Energia) pelo financiamento de R$ 1,5 bilhão do Complexo Solar Luiz Carlos no Brasil.

SOBRE A ATLAS RENEWABLE ENERGY

A Atlas Renewable Energy é uma empresa internacional de geração de energia 100% renovável que desenvolve, constrói, financia e opera projetos de energia limpa na América Latina. Seu portfólio apresenta mais de 8,4 GW em ativos em vários estágios de desenvolvimento, construção e operação.
No Chile, a empresa possui 1,5 GW em projetos contratados e atualmente opera três usinas solares de grande porte: Javiera, no Atacama; Quilapilún, na Região Metropolitana; e Sol del Desierto, em Antofagasta. Além dessas, a empresa opera a usina BESS del Desierto.

Veja mais informações em www.AtlasRenewableEnergy.com.

atlas@llyc.global
LLYC
+1 954-778-0343
email us here

Legal Disclaimer:

EIN Presswire provides this news content "as is" without warranty of any kind. We do not accept any responsibility or liability for the accuracy, content, images, videos, licenses, completeness, legality, or reliability of the information contained in this article. If you have any complaints or copyright issues related to this article, kindly contact the author above.

Share us

on your social networks:
AGPs

Get the latest news on this topic.

SIGN UP FOR FREE TODAY

No Thanks

By signing to this email alert, you
agree to our Terms & Conditions